Convite de lançamento de livro

Livro de advogado santista sobre Laudêmio será lançado hoje na Bolsa do Café


1ª EDIÇÃO

Escrito por Rodrigo Marcos Antônio Rodrigues em 29 de maio de 2.013 .

Parte de um instituto polêmico que ainda suscita muitas dúvidas, o Laudêmio e outras questões que envolvem os terrenos de marinha e seus acrescidos têm feito juristas de todo o Brasil debruçarem sobre o complexo tema. Por isso, um dos principais especialistas do assunto no País, o advogado Rodrigo Marcos Antônio Rodrigues, encarou um desafio: publicar o resultado dos seus estudos em um livro que oriente operadores de várias áreas do Direito.

Intitulada “Curso de Terrenos de Marinha e seus Acrescidos – Laudêmio, taxa de ocupação e foro”, a obra será lançada dia 10 de maio, a partir das 18 horas, na Bolsa do Café, em Santos-SP. Rodrigues é pós-graduado em Direito Notarial e Registral Imobiliário, especialista na legislação que rege os bens da União, e atua como professor convidado da Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB, no Estado de São Paulo. É membro do Grupo de Estudos sobre Terrenos de Marinha e Laudêmio da OAB/Santos, integrando a Comissão de Direito Notarial e Registral, por ele idealizada, na função de subcoordenador.

O jurista é coordenador, também, da Comissão de Informática Jurídica e Direito Eletrônico da OAB/Santos e membro a Comissão de Ciência e Tecnologia da Ordem dos Advogados de São Paulo. É responsável, desde meados da década de 1990, pela criação de sites que abordam temas jurídicos, com destaque para o www.laudemio.com.br.

Baixada Santista – O livro foi escrito em tom explicativo e tem a função de se tornar um guia de consulta para quem tem que lidar com temas referentes a terrenos de marinha e seus acrescidos. O autor não faz, portanto, julgamentos e não tem a pretensão de se posicionar contra ou a favor de cobranças como o Laudêmio, que, aliás, movimenta principalmente moradores da Baixada Santista que lutam para conquistar o fim da cobrança por parte da União. No Brasil, cerca de 500 mil pessoas ocupam terrenos de marinha.

“Na obra quero esclarecer todos os pontos que envolvem o instituto dos terrenos de marinha e seus acrescidos. Há muitas dúvidas ainda, por exemplo, sobre o Laudêmio. Alguns alardeiam que se trata de um imposto do tempo do Império, secular, e que esta receita é direcionada à antiga família imperial brasileira ou vai para os cofres da Marinha do Brasil. Questões como essas chegam aos ouvidos da população e servem como combustível para um motor de revolta às cobranças, em especial dos contribuintes que residem em imóvel localizado em terreno de marinha e seus acrescidos, como é o caso da Baixada Santista”, explica Rodrigo Marcos Antônio Rodrigues.

Serviço: Lançamento do Livro: “Curso de Terrenos de Marinha e seus Acrescidos – Laudêmio, taxa de ocupação e foro”

Dia: 10 de maio

Horário: das 18 às 22 horas

Local: Bolsa do Café – Centro Histórico – Santos – SP

FONTE: Jornal da Orla

Rodrigo Marcos